Notícias

20/04/2017 - Escolas comemoram semana do livro infantil

Monteiro Lobato é considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Nascido em Taubaté, o pai do Visconde de Sabugosa, desejava fazer livros “Onde as crianças pudessem morar”. Em homenagem ao dia do seu aniversário, em 18 de abril de 2002, instituiu-se o dia do livro infantil.

Esta data tem sido comemorada pelas escolas pelo país para ressaltar a importância do incentivo à leitura. Em Natal, a Escola Estadual Manoel Dantas, está promovendo a semana do livro infantil. Diversas atividades foram realizadas com o intuito de estimular o contato dos alunos com o livro. No decorrer da semana eles foram apresentados à vida e obra do autor, que culminou na realização de uma peça teatral. Além disso, foram realizadas leituras públicas de clássicos da literatura e palestra com o escritor local Silvio Melo.

Segundo a coordenadora pedagógica, Maíra de Vasconcelos, a formação do aluno leitor é uma das bandeiras levantadas pela escola que em sua rotina inclui oficinas de leitura e aulas na biblioteca. Uma destas alunas é Roberta, 10 anos, estudante do 5° ano que em 2016 foi ganhadora do prêmio de Leitora do Ano pela instituição. “As pessoas perguntam se eu já viajei, e eu digo que sim. Nunca viajei de pegar avião, de fazer malas, mas eu viajo quando leio. O livro me transporta pra outros lugares.” A garota interpretou a Emília na peça Sítio do Pica Pau Amarelo.  “Minha irmã que me incentivou em casa, eu pego o livro e vou ler ao lado dela, aqui na escola a professora que me deu dois livros de presente. O livro pra mim é muito importante, ele me fez ser mais amável, eu choro muito quando leio.”

Outra que veste a camisa da Leitura é a Escola Estadual Hegésipo Reis, com o projeto Casa de Saberes, a instituição incentiva diariamente à formação de leitores. Yuri Mateus, 10 anos, é um destes estudantes “O livro infantil faz as crianças felizes. Faz as pessoas viajarem em um mundo mágico. Faz as crianças se divertirem, faz elas rirem.  Viva o dia do livro infantil”. A programação na escola segue até a semana seguinte, com comunicação literária para as famílias que será realizada no próximo dia 26 e a ação literária “Leitura na linha do trem”, na rede ferroviária da cidade, na quinta 27 de abril.

 

Bruna Justa

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados