O IDE

O Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) é uma organização não-governamental - sem fins econômicos e apartidária - comprometida com iniciativas que promovam o fortalecimento da escola pública, de modo a torná-la capaz de oferecer uma educação básica de qualidade social para todas as crianças e adolescentes.

Fundada em 1º de novembro de 2004, em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, essa organização nasceu da mobilização de profissionais que atuam na área de educação e que lutam pelos direitos da criança e do adolescente, no que se refere à educação. Com base em princípios humanistas, o IDE atua, valorizando o protagonismo das comunidades escolares, a autoria de pensamento, interlocução e parcerias com distintos setores, tendo por fim atingir os seus objetivos.

Ao assumir o compromisso de contribuir para o cumprimento das oito metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas - ONU para este milênio, principalmente a que trata de "Educação Básica de Qualidade para Todos", o IDE tem sua missão, objetivos e linhas de atuação bem definidos.
 
Missão

Promover e realizar ações que contribuam para garantir uma educação escolar de qualidade e que favoreçam o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, criando condições fundamentais para a inclusão social.
 
Objetivos

Acompanhar o desenvolvimento da legislação nacional vigente, defendendo sua correta aplicação. Assessorar e participar da formulação e da execução dessas e de outras políticas públicas, que contribuam para a expansão dos direitos sociais relativos à educação de crianças e adolescentes;

Viabilizar o atendimento às crianças, aos adolescentes e suas famílias, por meio de projetos e programas que complementem e fortaleçam a educação escolar pública. Trabalhar pela formação do cidadão, no que diz respeito à construção de hábitos, atitudes e valores democráticos universais;

Prestar serviços de consultoria e assessoramento nas áreas de planejamento, execução e avaliação de sistemas e sub-sistemas educacionais, para garantir os direitos dos alunos quanto à aprendizagem necessária para a vida;

Promover a mediação entre a população e os órgãos públicos que prestam serviços relativos à educação básica, além de desenvolver ações que mobilizem a comunidade para atuar nas questões de valorização dessa educação;

Desenvolver tecnologias alternativas, estudos e pesquisas na área educacional e experimentar metodologias que favoreçam o efetivo sucesso educacional;

Apoiar e realizar parcerias para a execução de ações e serviços que tenham princípios e objetivos comuns aos do IDE;

Produzir e publicar informações e conhecimentos técnico-científicos na área educacional.


Linhas de Atuação

Formação Continuada de Profissionais – Realizar ações de formação de profissionais da educação, docentes e não-docentes, para que desenvolvam as suas atividades como corresponsáveis pela qualidade do processos educacional.

Trabalho com as Famílias – Estimular à participação das famílias dos alunos, através de oficinas, campanhas, palestras e fóruns permanentes de discussão, para que construam vínculos e se envolvam no dia a dia da escola, reivindicando regularidade no funcionamento e qualidade da educação escolar oferecida aos seus filhos.

Trabalho com Crianças e Adolescentes – Criar espaços para a reflexão sobre a realidade, a importância da escola, os próprios projetos de vida e os direitos sociais garantidos nas leis brasileiras, especialmente os que se referem à educação pública de qualidade.

Estudos e Pesquisas – Evidenciar a realidade educacional e propor soluções para os entraves à qualidade do ensino e da aprendizagem. Questionar as diferentes esferas da gestão educacional, organizando informações e buscando novas metodologias e tecnologias através da produção e publicação de conhecimentos.

Ações Políticas – Atuar na avaliação de cenários educacionais, no monitoramento e na proposição de políticas públicas para a área de educação, participando em fóruns e conselhos. Mobilizar e organizar toda a sociedade para a defesa de uma escola pública de qualidade.
 

Associados (as)

Adélia Alice de Medeiros - Fundadora
Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa - Fundadora
Délia Maria dos Santos Fernandes (In Memoriam) - Fundadora
Eleika Bezerra Guerreiro - Fundadora
Eugênio Parcelle da Silva
Geraldo Batista de Araújo              
Laércio Segundo de Oliveira - Fundador
Maria Evania de Oliveira - Fundadora
Neide de Medeiros Maciel - Fundadora
Raimunda Maria Silva 
Sirlia Fernandes de Lira Bezerra
Tácia Maria Ataíde Pereira - Fundadora
Telma Maria de Freitas Araújo
 
Títulos
 
Utilidade Pública Federal: Portaria Nº 1.488 de 07 de julho de 2010.M
Utilidade Pública Estadual: Lei Nº 8.646 de 05 de abril de 2005.
Utilidade Pública Municipal: Lei Nº 5.635 de 28 de abril de 2005.
Inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: Nº 115/2005
Inscrição no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente: Nº 067/2006

Informações jurídicas

CNPJ: 07.072.518/0001-80
Inscrição Estadual: isento
Inscrição Municipal: 154.290-7

Contato

Av. Antônio Basílio, 3066 - Sala 105 - Edifício Lagoa Center - Lagoa Nova - 59056-500 - Natal/RN - Brasil
Fones: (84) 3611-0968 e (84)9956-2376
E-mail: ide@ideducacao.org.br
Msn: ide.educacao@gmail.com
www.ideducacao.org.br www.escolasleitoras.org.br
www.twitter.com/IdeRN
                 

                                                                 

Estatuto Social

 
Formato Word

Formato PDF
 
 

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados